O que você precisa saber para contratar um bom escritório de advocacia ou um bom advogado

Todo processo envolve riscos, seja para a pessoa ou empresa que entra com um processo ou para o advogado que está atuando. A questão é como cada um destes personagens lida com os riscos.

O objetivo destes posts é mostrar como lidamos com os 3 maiores desafios na visão das pessoas que desejam contratar um advogado.

Ganhar, perder ou conciliar :: A experiência versus os riscos

Em qualquer área da vida é fato que a experiência nos leva a tomar melhores decisões. Mas nem sempre as melhores decisões, mesmo tendo experiência, são fáceis de identificar. É preciso ter percorrido o caminho muitas vezes, tê-lo visto de outros ângulos.

A cada semestre muitos profissionais são lançados no mercado de trabalho, alguns com alguma experiência, pois conseguiram estágios na área, outros com pouca ou nenhuma experiência. Apesar dos estágios serem obrigatórios, nem todos dão a oportunidade de atuar na área que se deseja trabalhar e é ai que o futuro profissional começa a ter problemas.

Atuar na área que se deseja trabalhar vai ajudar o futuro profissional a conhecer como tudo funciona, na prática. Os livros, as aulas, os professores, nada se compara a prática do dia-a-dia. A maioria dos bons profissionais, os mais experientes, com mais “feeling” no assunto, conseguiram, de alguma forma, atuar na área desde o começo da carreira.

Na advocacia não é diferente. A experiência, nesta profissão, conta muito, mais que se possa imaginar. Vidas estão em jogo, família, casa, herança, brigas, prisão e por ai vai. É necessário que o advogado conheça bem o terreno que irá atuar para que seu cliente não seja afetado por um deslise processual.

Promover uma ação ou se defender de uma exige conhecimento não só de leis, que já são muitas, mas também de prazos, de sistemas informatizados, do cotidiano uma secretaria e, até mesmo, do que é relevante estar no processo e o que pode atrapalhar o cliente.

Por que confiar no escritório Hipólito Cândido da Silva e Advogados Associados?

Nosso escritório tem a missão de deixar nossos clientes seguros e satisfeitos e por isso tem uma política diferenciada no trato com nossos clientes. O Dr. Hipólito Cândido da Silva é Presidente e Julgador da 6ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG, cargo conquistado por mérito de muito trabalho e reconhecimento.

Além do mais, contamos com uma equipe de ótimos profissionais, que desde que iniciaram na advocacia sempre buscaram aprender diretamente na área que iriam atuar, também trouxeram a experiência de terem passado por outros escritórios, estagiaram em Fóruns e tiveram a oportunidade de entender os trâmites dentro das secretarias até chegar na mão do Juiz e uma sentença ser dada. Portanto, conhecem os trâmites de um processo pelo lado de dentro.

Esse tipo de experiência, aliada a rotina ler processos e ler suas sentenças, também ajudou essa equipe a identificar pontos que são relevantes para um processo. É preciso estar atento ao que se escreve e como escreve, afinal, o que o Juiz tem em mãos para decidir é o que foi escrito pelo advogado e as provas que foram apresentadas.

Nosso escritório tem a política de sempre reunir com o cliente para identificar todos os detalhes pertinentes ao seu caso. Nessa reunião são identificadas as possíveis provas que serão necessárias e como a ação será abordada.

Por ter uma política clara e tratar com respeito e seriedade nossos clientes é que conquistamos sua confiança, onde demonstramos, com orgulho, que somos um dos escritórios mais bem classificados segundo o site Google (clique para Ver no Google).


A diferença que a Ética faz :: Um mal chamado “consulta grátis”

Todo advogado inscrito na OAB deve conhecer o código de ética, certo? Deveria ser, mas infelizmente não são todos que dão o devido valor ou, até mesmo, praticam o código. Ele trata das relações advogado-cliente, advogado-advogado, marketing, tabela de honorários, vestimenta, linguajar e vários outros assuntos.

Advogados e escritórios de advocacia não podem fazer propaganda em nenhum meio de comunicação ou site de vendas como OLX, Mercado Livre ou classificados em geral. Então, caso tenha visto um anúncio em algum site parecido com estes e ainda estiver estampada a frase “Consulta grátis”, isso já pode ser um forte indício de falta de ética. E é por esse motivo que não se vê escritórios sérios e comprometidos fazendo propagandas assim.

Estes, até mantêm páginas como esta e também redes sociais, mas para que seus seguidores fiquem atualizados sobre as leis e também para serem facilmente encontrados e indicados, mas nenhum escritório sério oferece serviços, como consulta, gratuitamente. Leia abaixo e entenda melhor como funciona.

Todo escritório de advocacia faz, de alguma forma, o que alguns entendem como consulta gratuita, que nada mais é que uma conversa com a pessoa para entender o teor da ação, sua complexidade e riscos envolvidos. Mas há um limiar entre uma consulta e uma conversa.

O que para alguns é uma consulta gratuita, na verdade não passa de uma conversa onde advogado e o, possível, cliente esclarecem a problemática a ser resolvida. E dessa conversa, a pessoa pode querer entrar com a ação ou, se estiver sendo parte de alguma outra ação, ela pode querer contratar os serviços do escritório ou do advogado para defendê-lo.

E é nesta hora que o cidadão deve ter cuidado, pois aqui a ética deve ser considerada e isso faz a diferença quando o cliente ganha a ação e tem valores a receber. É no montante final que o cliente acaba descobrindo que a “consulta gratuita” saiu mais caro.

Mas qual a diferença entre uma consulta e uma conversa para entender o problema?

Em relação a conversa, já foi dito acima, ela é necessária para que advogado e parte entendam a problemática e cheguem a um consenso. Já a consulta, na maioria das vezes a pessoa já sabe o que quer e procurou o escritório apenas para tirar uma dúvida da qual ela, basicamente, só quer tomar uma decisão. Em algumas situações esta pessoa já teve orientação sobre o problema e está consultando uma segunda opinião ou também já possui um caso concreto e precisa de uma orientação sobre o que deve fazer. Portanto, é diferente de uma conversa na qual a pessoa tem uma vaga noção do que quer ou do que precisa, mas não entende como proceder.

Certo é que, durante a conversa inicial, um advogado de princípios irá conduzir as perguntas e ele saberá o momento de separar a conversa de uma consulta.

Por que confiar no escritório Hipólito Cândido da Silva e Advogados Associados?

O Dr. Hipólito Cândido da Silva é Presidente e Julgador da 6ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG e é também o fundador deste escritório. Todos os advogados deste escritório tem por base princípios éticos e conhecem as normas que regem o código de ética da OAB, além de não possuírem ações de má conduta neste órgão.

A equipe está constantemente participando de reuniões promovidas pela OAB e também seminários realizados pelo Brasil. Todas as nossas ações são pautadas na ética e contam com a experiência de todos os membros da equipe.

Conheça o currículo da nossa equipe, clique aqui!


Andamento do processo – Cliente informado é cliente satisfeito

Você já deve ter ouvido algumas pessoas reclamando sobre como está a situação de seus processos ou que já está com vergonha de tanto ligar para o advogado para perguntar sobre o andamento. Não tão raro, também há pessoas que reclamam, inclusive na própria OAB sobre a falta de comunicação do advogado.

Sim, infelizmente isso acontece e é por esse motivo que adotamos uma prática diferenciada.

Sabe-se que a comunicação advogado-cliente é benéfica pra ambas as partes, mas também sabemos que o cliente, principalmente o que está entrando com processo pela primeira vez, fica muito ansioso e não conhece dos prazos processuais e também o tempo que cada processo pode durar.

Há algumas movimentações processuais que é normal o advogado não entrar em contato com o cliente, pois são trâmites de conhecimento técnico ou apenas uma confirmação de uma atividade já realizada pelo advogado, portanto, não convêm informar o cliente sobre algo que não representa nada. Isso pode até aumentar a ansiedade do cliente e acabar sendo uma comunicação inoportuna.

Porém, há situações que não são tão técnicas, mas que para o advogado não tem muita relevância. Nessa hora é que o ponto de vista sobre o processo deve ser reconsiderado, pois esta movimentação, que não tem grande importância para o advogado, pode ter para o cliente, devido sua ansiedade, pois mesmo que não seja nada comprometedor no processo, o cliente pode estar querendo saber o que está ocorrendo, e é isso que importa. Também é por isso que tantas pessoas reclamam que entram com um processo e não recebem nenhum feed back  (retorno) dos seus advogados.

Por que o escritório Hipólito Cândido da Silva e Advogados Associados é diferente?

Nossa política de trabalho difere da maioria dos escritórios porque temos a missão de manter nossos clientes seguros e satisfeitos. Para atingir esse objetivo buscamos trabalhar de forma proativa no quesito comunicação Advogado-Cliente.

Acompanhamos as movimentações de todos os nossos processos diariamente, fazendo uso das mais diversas tecnologias ao nosso alcance. Isso, por si só, já nos dá a garantia de nunca perder um prazo, o que acaba refletindo em segurança para o cliente. Além do mais, sempre analisamos as movimentações e, quando identificamos uma que pode ser importante para nosso cliente, entramos em contato para informar e também explicar o significado de tal movimentação.

E é dessa forma que garantimos segurança e satisfação aos nossos clientes. Aqui, o cliente tem a certeza de contar com uma equipe preparada para atuar a qualquer momento, sempre dentro dos prazos, com organização e dedicação.